Guias do Paciente

Paginação de alguns livros da coleção Guias do Paciente e o design de capa de todas as guias.

Mozambique’s Competitiveness and the Natural Resource Boom Analysis and Perspective

Competitiveness is the single biggest challenge facing Mozambican businesses today. Looking forward a couple of decades, ongoing discoveries of natural resources offer the country an opportunity to engineer an economic transformation which will benefit not only business but society as a whole. However natural resource discoveries of the magnitude of those discovered in Mozambique not only confer benefits but also bring risks. USAID/SPEED began addressing the potential impacts of a resource boom on the economy as early as 2011, long before other stakeholders started paying attention. We began with research began on the possible impacts of changes to the exchange rate and the spectre of “Dutch disease”. Since then, with our partners from CTA, we have explored a variety of ways in which the resource boom may affect the private sector. This publication includes most of the work we carried out over the past four years.

Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa

Introdução Bem vindo a esta unidade didáctica, onde terá as noções básicas da Tomada de Notas. Ao lhe propormos de início esta unidade, pensámos na árdua e complexa actividade académica em que está envolvido(a) e achámos que devíamos proporcionar-lhe algumas notas breves sobre a tomada de notas e redação de textos.

A Hipertenção Arterial

A hipertensão arterial é insidiosa. Ela é raramente responsável por sintomas, mas pode, no entanto, prejudicar a longo prazo e de maneira irremediável os órgãos como o coração, o cérebro ou os rins. Esse é o grande perigo da hipertensão arterial: não se repara nela, até que seja demasiado tarde… Muitos de nós estamos preocupados. Poderão ser mesmo subestimados, sendo que, perante a ausência de sintomas, muitas pessoas ignoram que sofrem de hipertensão. A probabilidade de se tornar hipertenso aumenta muito com o envelhecimento. Os médicos calculam, desde logo, que um homem com menos de 50 anos em cada três virá a sofrer de hipertensão. A hipertensão arterial atinge cerca de 70% das pessoas com mais de 70 anos de idade.

O meu risco cardiovascular

Este livro foi desenvolvido por médicos da especialidade com o propósito de educar os pacientes desta doença, como os seus familiares e amigos, sobre o risco cardiovascular. Os conteúdos das páginas que se seguem servem para informar: não substituindo o diagnóstico de um médico, não se auto-medique com base neste livro ou noutras fontes não especializadas.

A diabetes

Em todo o mundo, cerca de 190 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Calcula-se habitualmente que o número de diabéticos é de aproximadamente 5% da população. Apenas metade dessas pessoas tem consciência de que tem esta doença. A outra metade não se apercebe de que é diabética. A diabetes é uma das doenças crónicas mais comuns na sociedade atual. Está associada a um aumento do risco de doença cardiovascular, cegueira e doença renal. A combinação de um bom tratamento da diabetes com o controlo eficaz dos níveis de açúcar no sangue é essencial para evitar as complicações da doença a longo prazo.

O Parkinson

O que é a doença de Parkinson? Quais são os sintomas? Quais são as causas? Como diagnosticá-la? Existem tratamentos eficazes? Como controlar a evolução desta doença? Este livro foi elaborado como um guia didático e prático. Oferece aos doentes de Parkinson e aos que os rodeiam as respostas a todas as questões colocadas sobre esta doença crónica.